Pular para o conteúdo principal

EXIBIÇÃO DO FILME: O JABUTI E A ANTA


Na última terça-feira (08/05) o filme “O jabuti e a anta” foi exibido na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) como uma maneira de sensibilizar o público a respeito das políticas energéticas presentes no Brasil (e não só) e o impacto que estas obras desencadeiam às populações que - de maneira direta - dependem dos recursos naturais para sobrevivência.
O filme se destaca na medida em que aborda a questão da humanização da tragédia ambiental, refletida no protagonismo das comunidades ribeirinhas, das lideranças indígenas, dos pescadores e também dos ambientalistas que vivenciam diretamente o contexto “tecno-progressista” que prejudica e causa danos ao meio ambiente.
Xingu e Tapajós são os rios brasileiros destacados por Eliza Capai (diretora) para construir a ideia de que a política energética brasileira é ineficiente e não leva em consideração os possíveis prejuízos socioambientais. Traz, ainda, a importância das lutas ecológicas e da preservação do meio ambiente, destacando-o não como um recurso a ser explorado, mas como parte de um sistema maior do qual dependemos para sobreviver.
Dessa maneira, fundamentada no conto folclórico do jabuti e da anta, o filme vem como um incentivador à desconstrução do senso comum e, principalmente, como uma maneira de dar voz à grupos socialmente minoritários e marginalizados, demonstrando a importância do papel da luta destes povos para com a lógica progressista vigente no Brasil e, porque não, no mundo todo.

Texto: Lucas Henrique

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saneamento Básico: abastecimento de água potável

Continuando com o assunto de saneamento básico, hoje iremos falar sobre o abastecimento de água potável O abastecimento de água potável é constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição. É um dos componentes do Saneamento Básico no Brasil. As informações sobre saneamento básico são coletadas e divulgadas pelo Sistema Nacional de Saneamento (SNIS). De acordo com o SNIS, 83,6% da população brasileira foi atendida com abastecimento de água potável em 2018. A região Norte tem o índice mais baixo de atendimento, com 57,1%, e a região Sudeste tem o índice mais alto, com 91%. Em São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é a responsável pelo Abastecimento de Água Potável e pelo Esgotamento Sanitário, estando presente em 371 municípios do estado.  O tratamento é realizado em estações de tratamento...

Curso: Análise Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde e Ambiente

O Ministério da Saúde, a Organização Pan Americana da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz oferecem o Curso: Análise Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde e Ambiente . Online e gratuito. 40 horas. Inscrições até 8 de setembro de 2025. https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202508/ms-oferece-curso-gratuito-sobre-analise-espacial-na-vigilancia-em-saude-e-ambiente

Mini curso Sensoriamento Remoto por Radar no estudo da Vegetação

Nos dias 19 e 20 de maio de 2025 acontecerá o Mini curso Aplicações de Radar no Estudo da Vegetação,  oferecido pelo Geosensor, c anal de divulgação de Geotecnologias, conduzido pelos Profs. Gustavo Baptista (UnB) e Gustavo Ferreira. A participação é gratuita, todavia é imprescindível realizar inscrição previamente em:   https://geosensor.com.br/minicurso-radar?utm_source=whatsapp&utm_campaign=SAR_MAI25 As aulas acontecerão online e serão transmitidas pelo YouTube a partir das 20h. O link será enviado aos inscritos.