Pular para o conteúdo principal

Acordo de Paris


O Acordo de Paris é um compromisso internacional que foi discutido entre 195 países com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global. Ele foi adotado durante a Conferencia das Partes - COP 21, que ocorreu em Paris - França em 2015.
O LACOGEO buscou através de vídeos curtos e simplificados, apresentar e contextualizar os principais pontos discutidos no Acordo de Paris, mostrando o que ele é, pra que serve, os benefícios e a relação do Brasil com o Acordo.
Abaixo seguiremos com 2 vídeos, o primeiro como Professor Doutor André Simões da Universidade de São Paulo (USP), explicando o Acordo de Paris, seus pontos e como o Brasil se encontra no Acordo.
Esse segundo vídeo o Professor Doutor Paulo Almeida da Universidade de São Paulo (USP), mostrando quais as principais consequências caso o Brasil saia do Acordo de Paris.

Decreto citado pelo professor Paulo Almeida -  DECRETO Nº 9.073

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saneamento Básico: abastecimento de água potável

Continuando com o assunto de saneamento básico, hoje iremos falar sobre o abastecimento de água potável O abastecimento de água potável é constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição. É um dos componentes do Saneamento Básico no Brasil. As informações sobre saneamento básico são coletadas e divulgadas pelo Sistema Nacional de Saneamento (SNIS). De acordo com o SNIS, 83,6% da população brasileira foi atendida com abastecimento de água potável em 2018. A região Norte tem o índice mais baixo de atendimento, com 57,1%, e a região Sudeste tem o índice mais alto, com 91%. Em São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é a responsável pelo Abastecimento de Água Potável e pelo Esgotamento Sanitário, estando presente em 371 municípios do estado.  O tratamento é realizado em estações de tratamento...

O que é qualidade do ar?

A qualidade é baseada no cálculo do Índice de Qualidade do Ar, feito por uma ferramenta matemática desenvolvida para simplificar o processo de divulgação da qualidade do ar. Esse cálculo é feito para cada poluente, relacionando a concentração com o índice. Na divulgação da classificação pega-se o pior caso.  No Brasil, o índice (I) vai de 0 a >200, dividido entre 5 classificações: BOA, MODERADA, RUIM, MUITO RUIM e PÉSSIMA. A classificação da qualidade do ar está associada a efeitos à saúde: BOA - I 0 - 40: Quando a classificação é boa, os parâmetros de exposição média estão sendo atendidos. Não tem nenhum efeito à saúde. MODERADA - I 41 - 80: Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada. RUIM  - I 81 - 120: Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios na saúde. MUITO ...

Bem Vindo ao LaCoGeo

   O Laboratório de Computação Geoespacial (LaCoGeo) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP é um dos laboratórios formado por um time multidisciplinar de pesquisadores que usam a computação geoespacial para desenvolver pesquisas de ponta. Nesse blog teremos a divulgação de diversas pesquisas feitas não só pelo LaCoGeo mas também por toda a universidade, consta de um projeto da Profª. Dra. Flávia Noronha Dutra Ribeiro que visa a divulgação de pesquisas para além do público universitário.        Sendo assim, o objetivo do Blog é divulgar essas pesquisas de forma compreensível à sociedade, pretendendo iniciar um diálogo entre a pesquisa e o público-alvo. Inicialmente esse público será definido como jovens do Ensino Médio, professores de Ciências do Ensino Fundamental e Médio e universitários das mais diferentes carreiras. Além da divulgação, pretende-se incluir um canal de comunicação entre o público e os pesquisadores.