A qualidade é baseada no cálculo do Índice de Qualidade do Ar, feito por uma ferramenta matemática desenvolvida para simplificar o processo de divulgação da qualidade do ar. Esse cálculo é feito para cada poluente, relacionando a concentração com o índice. Na divulgação da classificação pega-se o pior caso.
No Brasil, o índice (I) vai de 0 a >200, dividido entre 5 classificações: BOA, MODERADA, RUIM, MUITO RUIM e PÉSSIMA. A classificação da qualidade do ar está associada a efeitos à saúde:
BOA - I 0 - 40: Quando a classificação é boa, os parâmetros de exposição média estão sendo atendidos. Não tem nenhum efeito à saúde.
MODERADA - I 41 - 80: Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada.
RUIM - I 81 - 120: Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios na saúde.
MUITO RUIM - I 121 - 200: Toda a população pode apresentar agravamento dos sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta e ainda falta de ar e respiração ofegante. Efeitos ainda mais graves à saúde de grupos sensíveis.
PÉSSIMA - I > 200: Toda a população pode apresentar sérios riscos de manifestações de doenças respiratórias e cardiovasculares. Aumento de mortes prematuras em pessoas de grupos sensíveis.
Grupos sensíveis: crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas.
Divulgação dos dados:
A CETESB divulga os dados em tempo real em seu site na parte do mapa da qualidade do ar (que pode ser visto clicando aqui):

A CETESB divulga os dados em tempo real em seu site na parte do mapa da qualidade do ar (que pode ser visto clicando aqui):

Na cidade de São Paulo, a divulgação da qualidade se dá por totens em vias públicas contendo tempo, temperatura, qualidade do ar e outras informações.
É possível também analisar a qualidade do ar mundial pelo site Air Quality Index (que pode ser visitado clicando aqui):
Comentários
Postar um comentário