Pular para o conteúdo principal

O que é saneamento?

Segundo a Lei Nº 11.445/2007, Lei do Saneamento, pode-se definir saneamento básico como conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de:

  • Abastecimento de água potável;
  • Esgotamento sanitário;
  • Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos:
  • Drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas.


A coordenação e o planejamento nacional do saneamento são responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS). Os serviços são prestados por empresas por meio de consórcios públicos e convênios de cooperação. Os serviços são prestados por empresas por meio de consórcios públicos e convênios de cooperação.
A SNS entende que o saneamento básico deve ser tratado como um direito do cidadão, fundamental para a melhoria de sua qualidade de vida, tendo como objetivo a promoção do acesso universal a esses serviços, com preços e tarifas justas.
Um saneamento básico universal e de qualidade é de extrema importância para a saúde pública, por ser relacionado à diversas doenças infecciosas. A importância é tanta que foi incluído em um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no 6º objetivo: 


Em 2016, a Assembleia Geral da ONU reconheceu o saneamento básico como direito humano distinto do direito à água potável chamando atenção à situação das mais de 2,5 bilhões de pessoas que vivem sem acesso a banheiros e sistemas de esgoto adequados no mundo todo.
Estão disponibilizados em PDF os materiais para utilização com os devidos créditos clicando nos links a seguir: em preto e branco aqui e colorido aqui. Estão feitos para impressão em folha A4.

Até mais!
Amanda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saneamento Básico: abastecimento de água potável

Continuando com o assunto de saneamento básico, hoje iremos falar sobre o abastecimento de água potável O abastecimento de água potável é constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição. É um dos componentes do Saneamento Básico no Brasil. As informações sobre saneamento básico são coletadas e divulgadas pelo Sistema Nacional de Saneamento (SNIS). De acordo com o SNIS, 83,6% da população brasileira foi atendida com abastecimento de água potável em 2018. A região Norte tem o índice mais baixo de atendimento, com 57,1%, e a região Sudeste tem o índice mais alto, com 91%. Em São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é a responsável pelo Abastecimento de Água Potável e pelo Esgotamento Sanitário, estando presente em 371 municípios do estado.  O tratamento é realizado em estações de tratamento...

Curso: Análise Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde e Ambiente

O Ministério da Saúde, a Organização Pan Americana da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz oferecem o Curso: Análise Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde e Ambiente . Online e gratuito. 40 horas. Inscrições até 8 de setembro de 2025. https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202508/ms-oferece-curso-gratuito-sobre-analise-espacial-na-vigilancia-em-saude-e-ambiente

Mini curso Sensoriamento Remoto por Radar no estudo da Vegetação

Nos dias 19 e 20 de maio de 2025 acontecerá o Mini curso Aplicações de Radar no Estudo da Vegetação,  oferecido pelo Geosensor, c anal de divulgação de Geotecnologias, conduzido pelos Profs. Gustavo Baptista (UnB) e Gustavo Ferreira. A participação é gratuita, todavia é imprescindível realizar inscrição previamente em:   https://geosensor.com.br/minicurso-radar?utm_source=whatsapp&utm_campaign=SAR_MAI25 As aulas acontecerão online e serão transmitidas pelo YouTube a partir das 20h. O link será enviado aos inscritos.