O Laboratório de Computação Espacial da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH USP atualmente é composto por cinco docentes: Profª Dra. Flávia Noronha Dutra Ribeiro, Profº Dr. Gerardo Kuntschik, Profº Dr. Homero Fonseca Filho, Profº Dr. Luis Américo Conti e a Profª Dra. Regina Maura de Miranda, todos possuem diferentes áreas de pesquisas que em muitos pontos acabam se correlacionando.
Nos dias 24, 25 e 26 de outubro ocorreu a Semana USP de Ciência e Tecnologia 2017. O LaCoGeo esteve presente, no dia 25 de Outubro, numa apresentação feita pela aluna Franciele Custódio e pela orientadora Profª Dra. Flávia Noronha Dutra Ribeiro, na Escola de Artes, Ciências e Humanidade - EACH USP.
Na apresentação foi mostrado os diversos focos dos docentes, como o da professora Flávia que usa da modelagem atmosférica e da qualidade do ar, utiliza-se ainda de dados meteorológicos de modelo atmosféricos e dados da evolução temporal e distribuição espacial da emissão de poluentes atmosféricos, para fazer análises de períodos para compreender o histórico e produzir cenários de mudanças climáticas, que se assimila ao foco de pesquisas da professora Regina, que consiste na poluição atmosférica, na qual busca saber a composição química e as fontes emissoras de poluição, a porcentagem de cada fonte emissora, entre outros.
O professor Gerardo utiliza do processamento digital de imagens e geoprocessamento para desenvolver suas pesquisas, como georreferenciar unidades de conservação para obter o maior controle e fiscalização das áreas, além de identificar os tipos de uso e ocupação dos solos, controle de desmatamento. Dentro desse segmento as pesquisas do professor Homero, segue quase que o mesmo caminho, na utilização de mapas cartográficos, além de compor o grupo (GEPIDE) Grupo de Estudos e Pesquisas em Infraestrutura de Dados Espaciais, com diversos professores da EACH e de outras universidades.
Além das pesquisas realizadas no GEPIDE o professor Conti estuda os recursos naturais hídricos, minerais e energéticos, em uma de suas pesquisas "Morfologia da Plataforma Continental do Estado de São Paulo" buscando caracterizar os solos da região e mostrar as diferentes interferências causadas pela ação das marés e da influência humana, como faixas de antigos níveis do mar e áreas de maior erosão.
Esses são os professores que constituem o LaCoGeo, e em breve postaremos as entrevistas realizadas com os docentes para eles explicarem um pouco mais de suas pesquisas.
Comentários
Postar um comentário