Pular para o conteúdo principal

SenseBOX


O SenseBox de acordo com o próprio site é um kit tipo "faça você mesmo" para estações de sensores estacionários e móveis. 

O SenseBox foi desenvolvido pelo Instituto de Geoiformática da Universidade de Munster na Alemanha. E ele foi projetado exclusivamente para a proposta "open science" que é um movimento para tornar a pesquisa científica, os dados e a divulgação disponíveis a todos os níveis da sociedade.

É possível acompanhar e monitorar os dados de todos os sensores a partir do SenseMap, atualmente no Brasil possuímos 13 unidades, sendo destas, 12 apenas em São Paulo. 

Possuímos um aparelho na EACH que, desde 2017, atualiza a cada dois minutos, e conseguimos observar algumas medições como: temperatura, umidade relativa (rel. Luftfeuchte), pressão (Luftdruck), luminosidade (Beleuchtungsstärke), radiação ultravioleta (UV-Intensität), concentração de material particulado grosso (PM10) e concentração de material particulado fino (PM2.5). As duas últimas medidas são indicação da poluição atmosférica no campus e estão disponíveis desde abril desse ano. Assim toda a comunidade da EACH pode ter uma ideia de como está seu ambiente!   



SenseBox no edifício CMP na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Infelizmente o site em alguns pontos não se encontra traduzido, mas não há tanta dificuldade, já que os dados são bastantes visuais. O site disponibiliza gráficos com as medições nas categorias "Últimas 24 horas", "Última semana" e "Último mês".  Além disso os dados podem ser baixados gratuitamente. 

(Obs.: Temperatura e umidade relativa no momento não estão sendo atualizadas por uma falha no sensor, mas que em breve estará funcionando novamente.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saneamento Básico: abastecimento de água potável

Continuando com o assunto de saneamento básico, hoje iremos falar sobre o abastecimento de água potável O abastecimento de água potável é constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição. É um dos componentes do Saneamento Básico no Brasil. As informações sobre saneamento básico são coletadas e divulgadas pelo Sistema Nacional de Saneamento (SNIS). De acordo com o SNIS, 83,6% da população brasileira foi atendida com abastecimento de água potável em 2018. A região Norte tem o índice mais baixo de atendimento, com 57,1%, e a região Sudeste tem o índice mais alto, com 91%. Em São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é a responsável pelo Abastecimento de Água Potável e pelo Esgotamento Sanitário, estando presente em 371 municípios do estado.  O tratamento é realizado em estações de tratamento...

O que é qualidade do ar?

A qualidade é baseada no cálculo do Índice de Qualidade do Ar, feito por uma ferramenta matemática desenvolvida para simplificar o processo de divulgação da qualidade do ar. Esse cálculo é feito para cada poluente, relacionando a concentração com o índice. Na divulgação da classificação pega-se o pior caso.  No Brasil, o índice (I) vai de 0 a >200, dividido entre 5 classificações: BOA, MODERADA, RUIM, MUITO RUIM e PÉSSIMA. A classificação da qualidade do ar está associada a efeitos à saúde: BOA - I 0 - 40: Quando a classificação é boa, os parâmetros de exposição média estão sendo atendidos. Não tem nenhum efeito à saúde. MODERADA - I 41 - 80: Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população, em geral, não é afetada. RUIM  - I 81 - 120: Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis podem apresentar efeitos mais sérios na saúde. MUITO ...

Curso QGIS

Curso de Mapeamento e Geoprocessamento com QGIS  on-line e gratuito A Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, oferece o  Curso de Mapeamento e Geoprocessamento com QGIS , na modalidade  on-line e gratuito.  O  objetivo é qualificar os participantes no mapeamento e geoprocessamento com uso do software livre QGIS. Este curso é certificado, até 60 horas, de acordo com a participação e  acontecerá entre os dias 9/3/2025 e 25/5/2025. Mais informações e inscrições em https://doity.com.br/curso-de-mapeamento-e-geoprocessamento-com-qgis-on-line-100-gratuito-219505-202408121-237590-202501#registration