Pular para o conteúdo principal

Segurança Hídrica

O Momento Cidade é um podcast sobre a cidade de São Paulo, seus problemas, seus avanços e seu futuro, produzido pelo do Jornal USP. Nesta edição, entrevistaram o pesquisador Fabiano Alves, autor da dissertação “Escassez, segurança hídrica e os negócios com a água na região metropolitana de São Paulo”, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele estudou a estiagem que acarretou a crise hídrica de São Paulo entre 2013 e 2015.
O estudou mostrou que a crise pode ter sido acarretada por elementos históricos na fundação dos reservatórios usados para abastecimento, que foram criados com a intenção de servir para fornecimento de energia elétrica.
Também mostrou como a crise impactou nas estratégias da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e do próprio governo estadual, que adotaram um sistema de bonificação para quem diminuísse o consumo e de aumento de uma porcentagem para quem aumentasse significativamente o consumo.
O tema é importante mesmo após 5 anos da crise para podermos entender o passado e não repetir no futuro com uma nova crise, principalmente nesse momento de pandemia.  Para Alves, o trabalho nos ajuda a pensar melhor em métodos de prevenção para que a falta de água não volte a assombrar São Paulo. De acordo com o pesquisador, “é importante que a sociedade civil esteja muito atenta aos passos que serão dados pelas empresas de saneamento que fazem a distribuição desse precioso recurso que é a água”.

A matéria pode ser acessada aqui e a dissertação completa pode ser acessada aqui.
Até mais!
Amanda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saneamento Básico: abastecimento de água potável

Continuando com o assunto de saneamento básico, hoje iremos falar sobre o abastecimento de água potável O abastecimento de água potável é constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição. É um dos componentes do Saneamento Básico no Brasil. As informações sobre saneamento básico são coletadas e divulgadas pelo Sistema Nacional de Saneamento (SNIS). De acordo com o SNIS, 83,6% da população brasileira foi atendida com abastecimento de água potável em 2018. A região Norte tem o índice mais baixo de atendimento, com 57,1%, e a região Sudeste tem o índice mais alto, com 91%. Em São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é a responsável pelo Abastecimento de Água Potável e pelo Esgotamento Sanitário, estando presente em 371 municípios do estado.  O tratamento é realizado em estações de tratamento...

Saneamento básico: resíduos sólidos

A limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos consiste no conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas. É um dos componentes do Saneamento Básico no Brasil. As informações sobre saneamento básico são coletadas e divulgadas pelo Sistema Nacional de Saneamento (SNIS). De acordo com o SNIS, 92,1% da população brasileira foi atendida com abastecimento de água potável em 2018. A região Norte tem o índice mais baixo de atendimento, com 83,6%, e a região Sudeste tem o índice mais alto, com 96,2%. Fonte: SNIS, 2018. Os resíduos coletados podem ser dispostos em 3 tipos de locais: aterro sanitário, aterro controlado e lixões. Aterro sanitário é uma espécie de depósito que segue distanciamentos de determinados locais e precisam de sistema de impermeabilização, cobertura diária dos resíduos, projeção de vida út...

Bem Vindo ao LaCoGeo

   O Laboratório de Computação Geoespacial (LaCoGeo) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP é um dos laboratórios formado por um time multidisciplinar de pesquisadores que usam a computação geoespacial para desenvolver pesquisas de ponta. Nesse blog teremos a divulgação de diversas pesquisas feitas não só pelo LaCoGeo mas também por toda a universidade, consta de um projeto da Profª. Dra. Flávia Noronha Dutra Ribeiro que visa a divulgação de pesquisas para além do público universitário.        Sendo assim, o objetivo do Blog é divulgar essas pesquisas de forma compreensível à sociedade, pretendendo iniciar um diálogo entre a pesquisa e o público-alvo. Inicialmente esse público será definido como jovens do Ensino Médio, professores de Ciências do Ensino Fundamental e Médio e universitários das mais diferentes carreiras. Além da divulgação, pretende-se incluir um canal de comunicação entre o público e os pesquisadores.