A drenagem e manejo das águas pluviais é composta pela limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas; conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.
É um dos componentes do Saneamento Básico no Brasil. As informações sobre saneamento básico são coletadas e divulgadas pelo Sistema Nacional de Saneamento (SNIS).
É um sistema composto por estruturas e instalações nas vias urbanas destinadas ao escoamento das águas das chuvas, tais como: sarjetas, bueiros, galerias, dentre outras.
Esse sistema canaliza a água de modo a reaproveitar e redirecionar o fluxo para tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas, principalmente nas localidades em que possam ocorrer enxurradas e inundações.
De acordo com o SNIS, 54,8% dos municípios brasileiros possuem sistema exclusivo para drenagem e 24,6% possuem sistema unitário (misto com esgotamento sanitário.
Fonte: SNIS, 2018.
Estão disponibilizados em PDF os materiais para utilização com os devidos créditos clicando nos links a seguir: em preto e branco aqui e colorido aqui. Estão feitos para impressão em folha A4.
Até mais!
Comentários
Postar um comentário